Lilypie Third Birthday tickers

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Há dias...que nem sei o que me apetece fazer...!

Bem, há dias que esta criatura vinda do espaço (ou sei lá de onde) se transforma num monstrinho que só dá vontade de o enviar de volta para o seu planeta, de férias prolongadas!
Irra, haja paciência!!!
A birra hoje começou assim que eu entrei na escola para o ir buscar, já atrasada e quase quase na hora de fecho, e encontro-o vermelho, suado de tanto correr e pular, já quase rouco de gritar... Eu entro e ele começa a correr e a dizer "espera mamã, não quero ir para casa". Pudera... com aquelas correrias e com a brincadeira que lá ia. A educadora diz que esteve duas vezes de castigo mas que da parte da tarde até se tinha portado bem. Devia estar á espera da mãe para começar o festival!!!
Esperei meia hora que a criaturinha se decidisse a ir embora, mas cheguei ao meu limite, agarrei-o e sem volta a dar disse "JÁ CHEGA...VAMOS EMBORA".
Mal saímos pela porta começa a esbracejar, a espernear, aos gritos "não quero ir para casa, quero ficar na escola", e eu firmemente a segurá-lo e a tentar ter paciência...
Entramos no carro, sento-o na cadeira... começa a loucura... "vai-te embora, não gosto de ti, não quero ir para casa" e empurra-me... tentando morder-me manda-me calar... E pronto o limite chegou ao seu extremo, levou uma palmada, dois gritos e entro no carro já desorientada :(
Continua a chorar mais uns minutos...
Eu conduzo calada, a pensar que mal terei eu feito para merecer isto... depois de um dia de trabalho e de ter ido a abrir para o ir buscar, ansiosa por chegar, para o abraçar pois estou a morrer de saudades... levar com uma cena destas...
Estava eu perdida nos meus pensamentos, já nem o ouvia, nem me apercebia se ainda chorava ou se já estava calado... quando derrepente oiço: "mamã fala, fala comigo, já não és minha amiga?"
E pronto, este coração de mãe "amoleceu" na hora, no entanto sem dar parte de fraca digo: "sou tua amiga mas estou triste contigo".
E o diálogo entre mãe e filho começou finalmente:
- Oh mamã, não fiques triste comigo. Eu vou portar bem!
- Oh filho dizes sempre isso e depois portas-te mal. Era preciso uma cena daquelas?
- Não
- Então o que se passou?
- Nada. Olha mãe, um carro amarelo???
- Não me respondeste. O que se passou? - digo eu sem ligar à conversa do carro amarelo
- Mamã, vamos às compras hoje?
Calo-me. Percebo que, como sempre está a tentar dar a volta à situação para não me ouvir, para não ser repreendido.
- Mamã, falaaa!
- Prometes que te vais portar bem? E que não fazes mais birras?
- Sim, eu vou portar bem! Posso ver bonecos em casa?
- Não! o castigo é... quando há birras não há bonecos!
- Eu vou portar bem mamã!!!!

E agora digam-me, uma criatura de 2 anos e meio, com uma conversação destas, com aquela cara de anjo traquinas, com aqueles olhos verdes lindos... como é que se resiste a esse charme???
Sim, sou coerente nos castigos, tendo que seja um castigo justo e adequado à idade dele, mas não volto atrás nunca.. não cedo nunca! Por mais que às vezes, olhe para ele e quase não resista... Depois penso não pode ser, já disse está dito!
Lamento meu filho, mas é para o teu bem! Um dia vais entender!

Adoro-te pestinha do meu coração :)

2 comentários:

  1. sim de facto e dificil resistir a esse rostinho lindo mas dar educaçao faz parte do amor e isso sei eu k tens de sobra por ele somente keres o melhor para teu filhote ...como sempre estou a teu lado força filha beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Vou escrever em ingles:
    He already knows that he misbehaved, ánd already trying to get out of his punishment.
    I agree with you, cant ever go back on punishments.

    ResponderEliminar