Lilypie Third Birthday tickers

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A visita ao Zoomarine + artigo para reflectir

Olá,

Hoje foi o dia da visita da escolinha do meu filho ao Zoomarine!
Contra todas as vontades familiares (incluindo o pai) eu impus a minha autoridade de mãe e decidi que o meu rebento ia participar nesta viagem escolar.
A minha mãe rezou a todos os santos, o meu marido andou o dia preocupado e eu senti-me estranha por não estar preocupada. Estava feliz por saber que ele foi na sua primeira viagem de autocarro, a primeira saída com a escolinha, a primeira vez que faria uma viagem sem nós. Estava radiante por ele e incrivelmente calma.
Correu tudo bem, segundo a educadora portou-se mais ou menos (já não é mau :p) e ele veio para casa mais feliz que nunca. O que mais se podia esperar???
Que venha a próxima!!!! :)

Entretanto gostaria de deixar-vos um artigo que li hoje na revista online Mãe IOL.

Mães que trabalham em part-time têm filhos mais saudáveis... do que as que trabalham a tempo inteiro, mas também do que as que se dedicam exclusivamente à família.
 
Um estudo realizado na Austrália cruzou vários indicadores de saúde de 4500 crianças com o envolvimento laboral das mães. A conclusão a que chegou aponta para que os filhos de mulheres que trabalham em part-time são mais saudáveis do que aqueles cujas mães trabalham a tempo inteiro ou do que aqueles cujas mães estão em casa. As crianças foram analisados aos quatro e cinco anos e depois novamente aos seis e sete.

«As mães trabalhadoras criam crianças sedentárias?» é a pergunta que dá título ao estudo, desenvolvido no Melbourne's Murdoch Children's Research Institute. A resposta parece ser afirmativa, sobretudo para as mães que trabalham mais de 34 horas por semana.
As crianças cujas mães trabalham em part-time comem menos «comida de plástico», vêm menos televisão, têm hábitos mais saudáveis e, logo, menos probabilidades de virem a tornar-se gordas. Por outro lado, estas mães parecem fazer um investimento real no sentido de tornar tempo de qualidade aquele que passam com os filhos.
Não ficaram claras as razões por que as crianças cujas mães se dedicam em exclsivo aos filhos e à gestão familiar não são tão saudáveis como os filhos das que trabalham em part-time. Será precisa uma análise mais profunda à dinâmica das famílias para entender esse resultado.
O estudo será publicado na próxima edição do Journal of Social Science and Medicine.
Os resultados contradizem os de outro estudo recente, realizado no Institute of Child Health, em Londres. Segundo esta investigação, que analisou dados de 12500 crianças com cinco anos de idade (participantes no grande estudo epidmiológico UK Millennium Cohort Study, aquelas cujas mães trabalhavam a tempo inteiro ou em part-time tinham hábitos alimentares menos saudáveis do que aquelas que cujas mães estavam em casa.

In IOL Mãe: a sua revista online

2 comentários:

  1. a primeira saida sozinho k bem o meu neto ja e crescido beijinhos filhota

    ResponderEliminar
  2. Acho fizest bem miga, qual era o prob dele ir ao Zoomarine.
    Ainda bem k ele divertiu.

    ResponderEliminar